Lousã "ConVida"

Concelho da Lousã

Depois da conquista permanente pelo Reino de Leão da cidade de Coimbra em 1064, a repovoação do território fez-se mais intensa. Atribui-se ao alcaide Sesnando Davides a ordem de fortificar e de reconstruir as edificações, entre elas o Castelo de Arouce (Castelo da Lousã). Do domínio muçulmano, há várias lendas que explicam a fundação do Castelo e outras sobre a vila. Em 1151 o rei Afonso Henriques deu-lhe carta de foral.
Mas foi no século XVIII quando a Lousã começou a modernizar-se, estes avanços puseram-na vanguarda frente a outras vilas. Os episódios mais marcantes deste processo foi a chegada em 1906 do comboio, melhorando desta maneira as comunicações terrestes seguindo a política de inovação e desenvolvimento iniciada pelo ministro Fontes Pereira de Melo e em 1924 a chegada da energia elétrica.
Contudo, houve duas pausas neste processo que foram as Guerras Napoleónicas na qual em 1811 teve lugar o Combate de Foz de Arouce (sendo Foz de Arouce uma povoação do município da Lousã), e a Guerra Civil Portuguesa, que fizeram de Portugal um país atrasado tecnológica e industrialmente frente a outras nações europeias. O perímetro urbano antigo ia desde o fim da Serra até onde hoje situa-se mais ou menos a câmara municipal, depois do século XIX espalhou-se por toda a bacia da Lousã. Em 1888 começou a funcionar o hospital, o matadouro em 1893, o teatro velho, a nova igreja matriz em 1874, etc.

Lousã - Terra de Emoções

O concelho da Lousã tem um potencial natural e patrimonial, em grande parte baseado na Serra da Lousã e em elementos identitários como as Aldeias do Xisto, Ermidas da Sra. da Piedade ou Castelo de Arouce. Deixe-se envolver. Explore os Percursos Pedestres, mergulhe nas refrescantes Praias Fluviais, escute os sons da natureza ou vibre com a adrenalina dos Circuitos de BTT, Trail e Downhill.
Perca-se pelo Centro Histórico, com as suas Casas Brasonadas. Visite os Museus Municipais e o único Museu do Circo do País. Delicie-se com os sabores únicos da gastronomia local, como a Chanfana, o Cabrito, o Mel Serra da Lousã DOP, o Vinho Foz de Arouce e o afamado Licor Beirão. Tudo isto naturalmente alicerçado numa oferta cultural, desportiva e de eventos rica e variada, como o Festival Gastronómico da Chanfana, o Louzan trail, Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito ou Lousã Grafondo Licor Beirão.

O que Visitar na Lousã? Consulte aqui.